quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Texto do aluno DAVI NICOLAS

Curiosidade

Por mais de 50 anos, vivemos felizes com TVs gigantes, vinil e alugando filmes em VHS. E o mais incrível é que NUNCA reclamávamos da qualidade de áudio, vídeo...
Mas, aí, a indústria consumista implanta em nossas cabeças que precisamos de algo novo e começa a dizer que estamos ultrapassados. Não passa de um golpe sujo de marketing para aderirmos à nova sensação e, muitas vezes, comprarmos o mesmo material que já possuímos em casa – pelo simples fato de que a moda agora é isso ou aquilo.
            Você sabia que um VHS pode durar em média, 30 anos*? E que um DVD, em média, 15 anos? Embora a qualidade na imagem e no áudio do DVD seja superior, ele se torna algo mais frágil e descartável. Graças ao fator durabilidade, a indústria viu uma nova maneira de ganhar mais, enquanto pessoas comuns, iludidas, aderem à moda.

* Depende de alguns fatores. O ponto fraco do VHS são bactérias e mofos que aderem fácil ao carretel (uma parte branca encrustada). Rebobinando-as de 3 em 3 meses e fazendo um trabalho de limpeza, suas gravações estarão salvas por anos a fio.

Davi Nicolas (@DaviOuten)


Davi Nicolas (Aluno da 3ª série do Ensino Médio do ENSV, inteligentíssimo e internacional.)

Um comentário: