quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Proposta de Redação nº1

Nordestinos são alvos de xenofobia por sulistas


Mayara Petruso e a xenofobia no Twitter
Uma estudante do curso de Direito usou o seu perfil no microblog twitter (@mayarapetruso) e do Facebook para expressar ódio e preconceitos contra a população nordestina que deu vitória esmagadora a candidata petista Dilma Roussef. A universitária, após cometer o crime, deletou horas depois os dois perfis e foi responsável por espalhar ódio e preconceito. Mesmo assim, usuários revoltados conseguiram registrar as imagens que exaltam a revolta da jovem da classe média paulista.
A lamentável expressão da universitária Mayara Petruso deu origem a uma verdadeira revolta na madrugada desta quinta-feira nas redes sociais e foi responsável para que outros usuários também difundissem outras palavras ofensivas aos nordestinos.
A sulista Mayara Petruso escreveu no twitter: "Nordestino não é gente, faça um favor a SP, mate um nordestino afogado!". No Facebook, a paulista escreveu: "AFUNDA BRASIL. Deem direito de voto pros nordestinos e afundem o país de quem trabalha pra sustentar os vagabundos que fazem filhos pra ganhar o bolsa 171.”, citou a acadêmica que, possivelmente, deverá responder por crime virtual e atos preconceituosos.
Ainda cedo, preconceitos contra nordestinos no Twitter chegam ao top nos TT's BR. O que chama a atenção de tudo isso é que o ato partiu de uma estudante de Direito que, possivelmente, tenha conhecimento das leis brasileiras. É certo que a mesma sabe também que provavelmente a sua pena será apenas pagamento de cestas básicas, se chegar a ser condenada.

Diante da leitura do texto acima e de acordo com seu conhecimento de mundo, escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre A XENOFOBIA NO BRASIL NO SÉCULO XXI: NORDESTE X SUL.
Seu texto deverá conter entre 20 e 30 linhas e ser escrito seguindo as normas-padrão da Língua.
Dê um título ao seu texto.
DESAFIO: Durante o texto, tente explicar as razões de tal xenofobia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário