quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Gramática de Bolso - Dúvidas e mitos cotidianos

Olá... Mais algumas dicas de gramática de bolso. Esta tem uma intenção especial: quebrar alguns mitos corriqueiros dentro da Língua.

Vamos lá!


1. A PARTIR é sempre separado! Não existe essa de "apartir".
Ex.: Estudarei português a partir de hoje.

2. DVD não tem plural. Siglas não possuem plural. Então, o correto é:
Comprei dois DVD.
O uso do apóstrofo + s também não se configura um grave erro. Na fala, em que não nos preocupamos tanto com a formalidade linguística, esse uso pode acontecer. Mas lembremos: estaremos, assim, usando uma linguagem informal, coloquial.

3. CESSÃO/SESSÃO/SEÇÃO
Cessão: ato de ceder... Ex.: Fiz a cessão de roupas para o asilo.
Sessão: ligado à espetáculo ou apresentação. Ex.: A sessão de comunicações orais acontecerá pela manhã.
Seção: parte, localização. Ex.: Os chocolates encontram-se na seção II.
IMPORTANTÍSSIMO
- TIO ALANNNN... E CESSÃO também é o ato de CESSAR, ACABAR?
- NÃO! Para o ato de cessar, terminar, acabar, utilizamos o substantivo CESSAÇÃO.

4. MIM ou EU?
- Antes de verbo no infinitivo, sempre EU.
E o que é infinitivo? Trata-se do verbo em sua forma originar, terminando sempre em AR, ER, IR ou OR.
E o UR? Não temos verbos terminando assim. Talvez na Rússia, sim. Aqui, não.
Veja o exemplo.
Ex.: Disposição é importante para eu fazer o planejamento das atividades. (Nunca para mim fazer...)
- MIM será utilizado em dois casos.
a) No final das frases. Ex.: Você é importante para mim.
b) Indicando opinião ou coisa à parte, seguido por vírgula.
Ex.: Para mim, realizar exercícios é essencial. (Mentira!)
Ex.: A mim, cabe a necessidade da alimentação. (Verdade!)

É isso, meu povo! Estarei atento às sugestões e aos pedidos.

Beijo grande do tio.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo conteúdo do blog. Já foi motivo de registro no Rabiscos do Samuel Junior.
    Aproveito e sugiro uma postagem sobre quando devemos empregar 'está' ou 'estar'.

    ResponderExcluir