sexta-feira, 4 de março de 2011

A, Há ou Ah??? Ahhhh...

Dúvida do primo blogueiro competentíssimo Rodrigo Medeiros. (@RdgMedeiros)


Na maioria dos casos, utiliza-se apenas o "a" no lugar do 'há" (verbo haver). Sendo assim, vamos elucidar a questão para não errarmos mais.

A - artigo ou preposição.
Utiliza-se "a" artigo quando quero definir o substantivo.
Ex.: Vi a vizinha hoje pela manhã.
Utiliza-se "a" preposição quando exigido pelo verbo.
Ex.: Vou a Macau neste carnaval. (Quem vai, vai A algum lugar. O verbo exigiu? Tome preposição "a"!)
Ainda se utiliza quando queremos representar distância ou tempo futuro.
Ex.: O banco fica a 800m da minha casa. (E da minha realidade... rs)
       Daqui a dois anos, minha vida será outra. (E meu salário também, assim espero.)

HÁ - verbo haver.
Esse é bem mais fácil. Utiliza-se quando significa existir ou tempo decorrido.
Ex.: muitas pessoas nesta sala. (Existem muitas pessoas nesta sala.)
       dez anos trabalho como professor. (Faz dez anos que trabalho como professor.)

DICA: Jamais mencione "Há dez anos atrás..." ou coisa parecida. Se já indica tempo decorrido, é claro que é para trás.

AH - interjeição.
Essa é a melhor... Aqui, utilizo quando quero demonstrar emoções, sejam elas quais forem. Veja os exemplos.
Ah, que saudade da minha infância... (Saudade)
Ah! Lembrei-me da fórmula! (Surpresa)
Você não vai para Macau? Ah... (Dó)
Ah, ah, ah, ah, ahhh... (Bom, aí fica por conta de sua imaginação!)

É isso! Use bem os a's de sua vida e seja alguém nota A na comunicação! ;)
@alanfilosofia (Siga-me no twitter!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário