quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Gramática de Bolso

Ou ainda, gramática de uso, como costumamos falar no Ensino da Língua...
Seguem, aqui, algumas dicas rápidas para dúvidas que podem nos trazer preocupações no trato da linguagem.



MAS ou MAIS? (A pedido da internauta e amiga Nadja Dantas)
- O uso do MAS (sem o I) será utilizado SEMPRE que você puder substitui-lo por PORÉM, NO ENTANTO ou ENTRETANTO. Assim como o MAS, essas são conjunções que geram sentido de oposição, adversidade.
Ex.: Fui torcer pelo Assú, mas tive que encarar a derrota.
- Já quanto ao MAIS, este significa ADIÇÃO e INTENSIDADE.
Ex.: Preciso de mais coragem e fé para torcer pelo meu Camaleão.

MAL ou MAU? (A pedido do internauta Bruno Paz)
Esta é simples... Mal (com L) é contrário de BEM. Mau (com U) é contrário de BOM.
Ex.: Passei mal com seu estresse. / Passei bem com sua alegria.
       Seu mau humor me deixou triste. / Seu bom humor me anima.

ACERCA ou A CERCA? (A pedido da internauta Marília Bezerra)
Outra bem simples...
ACERCA (junto) é usado quando você pode substitui-lo por sobre e sempre é acompanhado pela preposição de.
Ex.: Falarei acerca de minha pesquisa. / Falarei sobre minha pesquisa.
A CERCA (separado) se dá quando queremos falar de cercado, barreira, muro.
Ex.: A cerca do curral continua em ótimo estado. / A cerca é essencial para vedar nosso terreno.

Aguardo contribuições, sugestões ou reclamações. Fique à vontade! Com cuidado, é claro... Sem ambiguidades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário